Retrô e Petrolina seguem na preparação para o Campeonato Brasileiro Série D 2024. As equipes que representam Pernambuco na competição estão no “Grupo 4”, juntamente com ASA-AL, CSE, Itabaiana, Jacuipense, Juazeirense e Sergipe.
Na primeira fase da Série D serão 14 rodadas. Os clubes enfrentam as equipes do próprio grupo em duelos de ida e volta. Na sequência, partidas eliminatórias com dois jogos até os quatro melhores alcançarem o acesso para Série C do ano que vem.
O Retrô neste ano já disputou o Campeonato Pernambucano, onde terminou na terceira colocação, ao ser eliminado para o Náutico na semifinal. Na Copa do Brasil, a equipe foi derrotada na segunda fase, nos pênaltis, contra o Fortaleza. E na Pré-Copa do Nordeste, perdeu para Juazeirense em jogo único, fora de casa.
Já o Petrolina disputou Estadual e também a Copa do Brasil. No Pernambucano, não avançou à segunda fase, mas não foi rebaixado para Série A2. Enquanto na competição nacional, eliminou o Cascavel-PR na fase inicial, mas na sequência foi eliminado contra o Sousa, na Paraíba.
Após a eliminação no Campeonato Pernambucano, o Retrô trocou seu comando técnico pela segunda vez em 2024. O clube optou pela saída de Roberto Fernandes e chegada de Itamar Schulle, que estava no Santa Cruz.
Com isso, algumas contratações também estão chegando no clube de Camaragibe. O lateral-direito Alex Reinaldo, o zagueiro Denílson são algumas peças já oficializadas. A princípio, mais um meia e um atacante também serão contratados.
O Petrolina fez contratações de atletas que disputaram o Campeonato Pernambucano desta temporada. Caso dos laterais Rafael Peixoto e Weslley, que estavam no Central e Afogados, respectivamente. O volante Alemão, que também atuava pela Coruja o atacante Gabriel Cardoso, cria da base do Santa Cruz.
As duas equipes pernambucanas estão no aguardo do calendário oficial da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) na divulgação dos jogos da Série D.